11 de ago. de 2009

Paella Valenciana

Ingredientes:
7 colheres, das de sopa, de azeite; 2 cebolas picadas; 2 dentes de alho socados; 1 pimentão em tiras; 250 gramas de polpa de tomate; 6 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 3 litros de água fervente; 8 pedaços de frango picado; 200 gramas de lombo de porco em fatias finas; 6 linguiças grossas; 12 camarões grandes; 400 gramas de mexilhões; 500 gramas de arroz; 1 lata de ervilhas; 1 colher, das de chá, de açafrão; Sal a gosto.
Modo de Preparo:
Frite em 2 colheres de azeite os 4 primeiros ingredientes. Junte 2 copos de caldo de galinha e cozinhe até obter um molho denso. Frite o frango, o lombo e a linguiça, um de cada vez em 3 colheres de azeite e coloque-os numa panela. Em seguida, regue com 1 litro de caldo de galinha, tampe e cozinhe em fogo brando por meia hora.
A parte, cozinhe os camarões durante 15 minutos em água e sal . Raspe os mexilhões, lave-os e leve-os ao fogo forte para abrirem, numa panela tampada, sem água. Retire das conchas e conserve. Em outra panela, refogue o arroz no azeite restante, junte as ervilhas, os mexilhões, as outras carnes já fritas (linguiça, frango e lombo de porco) e banhe com o restante o caldo de galinha e o açafrão diluido num pouco deste caldo.
Tampe a panela e leve ao fogo regular, preaquecido, sem misturar mais, por cerca de 30 minutos. Sirva bem quente, no próprio recipiente.

Nenhum comentário: