12 de ago. de 2009

Lombo trançado

Lombo assado com molho de vinho e ameixas pretas

Tempo de Preparo (min.) 90
Tempo Total (min.) 210
Dificuldade F
Microondas N
Congelamento S

------------------------
1 quilo e meio de lombo de porco em um só pedaço
2 colheres (sopa) de Gril Maggi
1 xícara (chá) de vinho tinto
suco de 1 limão
6 fatias de bacon
100g de ameixas pretas sem caroço
1 colher (sopa) de farinha de trigo

----------------------------
Corte o lombo em três tiras, sem separá-las em uma das extremidades. Tempere com o Gril, o vinho e o suco de limão. Deixe nos temperos por cerca de 1 hora.
Coloque as tiras de bacon sobre o lombo e comece a trançar. Prenda o final das tiras com palitos ou costure. Distribua as ameixas entre as aberturas e coloque em uma assadeira retangular grande (26 x 38cm). Cubra com papel de alumínio e leve ao forno médio (180°C) por cerca de 1 hora. Retire o papel e vá regando com os temperos até que fique dourado e macio. Retire o lombo da assadeira e adicione o restante do caldo do tempero e a farinha de trigo dissolvida em meia xícara (chá) de água. Deixe o molho engrossar e sirva-o com o lombo.

Rendimento: 6 porções

DICAS:
O lombo deve ser comprido e não muito largo para fazer uma trança bonita.
Este modo de preparar o lombo deixa a carne mais temperada e macia.
Se quiser, substitua as ameixas por damascos turcos secos.
A batata sauté é a batata cozida e passada em manteiga, salsa e sal. Se quiser dar um sabor especial à preparação, polvilhe Fondor Maggi.
MICROONDAS:
Não aconselhamos o preparo desta receita no microondas, pois a carne fica muito branca.
CONGELAMENTO:
Retire o lombo da assadeira e coloque-o sobre uma folha de papel de alumínio. Embrulhe e coloque dentro de um saco plástico para uso culinário. Coloque em uma bacia com gelo e água e deixe esfriar por aproximadamente 30 minutos. Retire, tire o ar, etiquete e leve ao freezer. Resfrie o molho, colocando em uma embalagem de plástico rígido ou em vidro até três quartos da capacidade. Vede, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe de um dia para o outro na geladeira. O molho descongela em aproximadamente 4 horas na geladeira e no máximo em 2 horas em temperatura ambiente.

Nenhum comentário: