12 de ago. de 2009

Medalhão de lombo requintado

Medalhões de lombo, recheados com pão, azeitona, presunto e orégano com molho de vinho branco

Tempo de Preparo (min.) 120
Tempo Total (min.) 120
Dificuldade F
Microondas S
Congelamento S

---------------------------
Lombo:
1 lombo de porco com cerca de 1 quilo e meio, cortado em bifes grossos (4cm)
1 colher (sopa) de manteiga
1 tablete de Caldo de Carne Maggi
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (chá) de molho inglês
suco de 1 limão
Recheio:
1 tablete de Caldo de Carne Maggi
2 xícaras (chá) de pão de fôrma sem casca, em cubinhos
meia xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
meia xícara (chá) de presunto picado
meia colher (sopa) de orégano
Molho:
1 cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
meia colher (sopa) de farinha de trigo

---------------------------
Inicie preparando o recheio: leve ao fogo uma xícara (chá) de água até ferver. Dissolva o tablete de Caldo de Carne e regue os cubinhos de pão até que amoleçam. Misture as azeitonas, o presunto, o orégano e reserve.
Retire uma apara de cada extremidade do lombo e reserve. Corte o lombo na diagonal, em bifes grossos, formando medalhões. Com uma faca, faça um talho profundo na lateral de cada medalhão. Com o auxílio dos dedos, aumente o espaço interno, formando uma espécie de bolsa onde será colocado o recheio.
Coloque o recheio reservado em um bico de confeitar e, sem exagerar, preencha a bolsa lateral dos medalhões. Feche a abertura com um pedaço das aparas reservadas e amarre com um barbante em volta. Arrume-os em uma assadeira e reserve.
Em uma panela, aqueça a manteiga e dissolva o tablete de Caldo de Carne até que fique uma pasta. Misture com a mostarda, o molho inglês e o suco de limão. Besunte com a pasta os medalhões e deixe tomar gosto por cerca de 30 minutos.
Depois desse tempo, cubra os medalhões com papel de alumínio e leve ao forno médio (180°C) por cerca de 40 minutos. Retire o papel e deixe o lombo dourar.
Passe os medalhões para uma travessa e, na assadeira que assou o lombo, acrescente a cebola, o vinho branco e a farinha de trigo, juntamente com meia xícara (chá) de água, mexendo até engrossar. Sirva acompanhando os medalhões.
Rendimento: 6 porções
DICAS:
Medalhões são bifes grossos com cerca de 4 centímetros de altura, com formato ligeiramente ovalado. Para isso, corte o lombo em diagonal.
O talho na lateral do lombo deve ser pequeno, para que o recheio não escape.
A técnica de preparo desse molho é chamada de demi-glacê, que é feito com as raspas da assadeira onde foi assada a carne, acrescido de vinho ou água e um pouco de farinha de trigo para aveludar o molho.

MICROONDAS :
Coloque os medalhões já recheados em um recipiente refratário e cozinhe por cerca de 35 minutos na potência média. No meio do cozimento, mude a posição dos medalhões colocando os que estão na borda para o centro e vice-versa. Retire os medalhões do recipiente em que foram assados e faça o molho. Coloque as cebolas, o vinho branco, a farinha de trigo e leve ao microondas por aproximadamente 4 minutos na potência média.
DICA:
A carne de porco deve ser muito bem cozida no microondas. Por isso, mude a posição dos medalhões para se certificar que já estão no ponto certo. Para isso, espete o centro dos medalhões com a ponta de uma faca. Não deve sair suco vermelho, pois isto indica que ainda está cru.
CONGELAMENTO:
Resfrie os medalhões, colocando-os em uma embalagem descartável ou embalagem de plástico rígido. O molho pode ser congelado à parte, em potes plásticos ou vidros refratários. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro e esquente no forno. O molho pode ser aquecido na panela. Ou retire o prato com algumas horas de antecedência e esquente normalmente. Se quiser descongelar no microondas, deixe por aproximadamente 15 minutos na potência média.

Nenhum comentário: