12 de ago. de 2009

Lasanha à bolonhesa

Receita clássica de lasanha, com molho branco e bolonhesa

Tempo de Preparo (min.) 60
Tempo Total (min.) 90
Dificuldade F
Microondas S
Congelamento S

--------------------------
Lasanha:
meio quilo de massa para lasanha
2 colheres (sopa) de sal
1 fio de azeite
óleo para untar
250g de mussarela fatiada
100g de queijo parmesão ralado
Molho Bolonhesa:
2 colheres (sopa) de óleo
meio quilo de carne moída
1 cenoura pequena ralada
1 colher (sopa) de salsão picado
1 tablete de Caldo de Carne Maggi
1 lata de purê de tomate (350g)
Molho Branco:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher e meia (sopa) de farinha de trigo
meio litro de leite
meia colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de noz-moscada
1 lata de Creme de Leite Nestlé Tradicional

---------------------------
Lasanha:
Leve ao fogo cinco litros de água com o sal e o azeite. Quando iniciar fervura, cozinhe a massa de lasanha até ficar al dente. Escorra e reserve.
Molho Bolonhesa:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída. Junte a cenoura, o salsão e deixe dourar. Acrescente o Caldo de Carne, o purê de tomate, uma xícara (chá) de água e mexa bem para dissolver o Caldo. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até apurar o molho. Reserve.
Molho Branco:
Em uma panela, aqueça a manteiga. Quando derreter, junte a farinha e deixe dourar. Aos poucos junte o leite, mexendo sempre para não formar grumos; acrescente o sal, a pimenta e a noz-moscada. Quando adquirir consistência cremosa, retire do fogo, acrescente o Creme de Leite, misture bem e reserve.
Montagem:
Unte com óleo um recipiente refratário retangular grande (22 x 35cm). Coloque uma porção de molho bolonhesa; cubra com uma camada de lasanha, cubra com molho branco, polvilhe o queijo ralado, coloque a mussarela. Repita as camadas até a borda do recipiente. Termine com o molho branco e queijo ralado e leve ao forno alto (220°C), em banho-maria, por cerca de 20 minutos. Sirva a seguir.
Rendimento: 10 porções
DICA:
Querendo, intercale camadas com presunto fatiado. Você precisará de aproximadamente 200g.
MICROONDAS:
Se desejar fazer a lasanha em forno de microondas, prepare apenas metade da receita, uma vez que o forno não comporta recipientes retangulares grandes. Prepare metade das receitas dos molhos, monte a lasanha e leve ao forno de microondas por cerca de 15 minutos em potência alta.
Molho Branco:
Em um recipiente refratário fundo, aqueça o leite por cerca de 3 minutos em potência alta. Dissolva a farinha em um pouco de água e despeje no leite, mexendo bem para não formar grumos. Junte a seguir a manteiga, o sal, a pimenta, a noz-moscada e volte ao microondas por cerca de 10 minutos em potência alta, mexendo a cada minuto, até o molho ficar homogêneo. Junte o Creme de Leite, mexa e deixe cerca de 3 minutos em tempo de espera.
Molho Bolonhesa:
Em um recipiente refratário, coloque o óleo, a carne moída, a cenoura, o salsão e o Caldo Maggi. Leve ao microondas por cerca de 5 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo. Junte o purê de tomate e deixe por mais cerca de 3 minutos em tempo de espera e reserve.
Monte a lasanha como indicado no modo de preparo convencional.
CONGELAMENTO:
Para congelar, monte a lasanha, em recipiente adequado. Tampe, retire o ar, etiquete e deixe em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe em geladeira de véspera e esquente como indicado no modo convencional.

Nenhum comentário: