13 de ago. de 2012

Modos de Rir na Internet


Escrever em chats, no msn ou em e-mails requer iniciação nos códigos da rede.
Há, por exemplo, vários tipos de risadas

hahahaha. A risada mais natural, e hoje a mais popular nas conversações dentro da rede. Afinal, é mais ou menos assim que rimos mesmo.
Aliás, as histórias em quadrinhos se utilizam desta onomatopéia há décadas. Mônica e Cebolinha, por exemplo, sempre riram assim.

(risos). Isso, entre parênteses. Jeito mais formal, próximo da boa e velha língua portuguesa. Vem do jornalismo, onde costumam realçar o clima de entrevistas.

rsrsrsrs. Modernização do tipo acima. Riso feito com dois dedos rápidos em teclas quase vizinhas. E ainda tem a abreviação da abreviação: simplesmente "rs".

lol. Iniciais de "laugh out loud" (rir espalhafatosamente). Avô dos códigos de riso. usado pelos primeiros intemautas brasileiros.

kkkkkkkkkkk. Favorito dos preguiçosos, auge do minimalismo na rede: só requer um dedo digitando. Qual seria a explicação plausível de sua origem?

Símbolos tipográficos. Combinação de símbolos do teclado: dois pontos, hífen, parênteses. Mais usados como sorrisos, podem virar gargalhadas: :-)))).

huahuahuahua. A risada "mais moderna", que traz um certo tom de zombaria. Preferida pelo mesmo pessoal que usa expressões como "caraca" e "vomu zoar".

hehe. Uma expressão para um riso mais contido, ou quem sobe mais cínico. Elo pode aparecer seguido de reticências e de um comentário irônico.

Emoticons. Aquelas figurinhas redondos e em geral amarelos que lá no começo se chamavam "smiles". É o volta da língua para sua origem: o desenho.

Eu não rio na internet. Há gente que não se ocostuma com risos virtuais e quando ri de verdade digita "engraçado" ou "muito boa". Tem isso


Publicado por Lula Branco Martins no JB em 23/04/2006.