28 de ago. de 2010

Como os Devedores se Defendem e Porquê

Na natureza todos são equipados com certos mecanismos de defesa. Na sociedade isto também ocorre. Os devedores movidos pelo instinto de sobrevivência e auto preservação, utilizam alguns subterfugios para se defenderem, oralmente e por atitudes ou ações.
Eles vão negar os fatos,
Eles mudarão os fatos para seu próprio benefício,
Eles vão disfarçar os fatos

ATAQUE
Os devedores podem assumir uma posição ofensiva para tentar colocar o negociador na defensiva. Isto pode ser feito atacando o banco, o produto ou até mesmo atacando o negociador pessoalmente. Outras vezes, eles atacarão a sociedade em geral, o governo, seus parentes, ou qualquer coisa que mereça ser atacada desde que consiga trocar a culpa, desviar a atenção, e direcionar os esforços de cobrança para outro sentido.

EVASÃO
Uma segunda estratégia que os devedores podem tentar é fugir do negociador. Eles podem fazer isso respondendo vagamente as perguntas, sem admitir qualquer coisa ou dar qualquer informação útil, ou simplesmente evitando todas as ligações ou quaisquer outros tipos de contato da cobrança. Provavelmente eles nunca estarão em casa ou no escritório, e se forem pegos de surpresa, uma reunião importante os espera.

DISTORÇÃO
A maioria das reações do devedor satisfaz algumas necessidades ou desejos que podem estar escondidos sob a superfície de sua personalidade. Talvez ele precise de uma chance para ser agressivo com alguém, e o negociador pode simplesmente transformar se no alvo ideal. Talvez ele precise de uma chance para preservar o seu "Status" na comunidade pessoal ou comercial e manter sua auto imagem, o que pode ser conseguido com o negociador, através de um plano razoável de pagamento, a longo prazo, e que não lhe cause constrangimentos ou inconveniências.