Café servido em Itú na unidade Café do Ponto do Plaza Shopping |
1) Servir bala como acompanhamento do café espresso.
Nunca, repito, NUNCA sirva para o seu cliente um café, uma água e uma balinha de café no lugar do "petit four"!
2) Ligar a máquina e servir o primeiro café para o cliente.
Ao iniciar o dia e considerando que a máquina de café já foi previamente lavada no final do expediente anterior, tire o primeiro café e descarte ele. Só então tire o café para ser servido ao seu primeiro cliente do dia.
3) Comprar grãos de café para espresso de baixa qualidade.
Se pretende reduzir o custo ao ponto de comprometer a qualidade, faça café de bule. Aproveite e substitua suas tortas por paçoca e maria mole.
4) Deixar as embalagens do café, tanto em grão, quanto em pó, abertas e armazenadas por muito tempo.
O café tem prazo de validade (de verdade) tanto os grãos, quanto o pó, vão sofrendo transformações e perdendo suas qualidades, principalmente se não está mais na embalagem "à vacuo". Prefiro comprar em pequenas quantidades para ter sempre um café novo.
5) Moer o café antes de iniciar o expediente, para agilizar o atendimento.
Sempre que possível, efetue a moagem do café no momento de preparar o café.
O cliente apreciador de café espresso sabe que é preciso moer na hora e depois esperar o momento em que o café sai pela máquina e vai esperar por este tempo para degustar o café.
Se perceber que o cliente não conhece os procedimentos, aproveite para fazer seu "comercial" dizendo que o café será moido neste instante para ele ter um café bem fresquinho e delicioso.
6) Não colocar a quantidade correta de café e não prensar o café moído do filtro com força e vigor, exercendo a pressão equivalente a 20 quilos de peso, para economizar café.
7) Servir em xícaras frias ou pior, recém lavadas com gosto de detergente.
Mantenha um bom estoque de xícaras de porcelana em seu estabelecimento, e deixe-as no local apropriado sobre a maquina de café. Assim elas estarão aquecidas e sem aromas estranhos. O local para as xícaras foi projetado para mantê-las aquecidas, portanto, não empilhe-as. Caso contrário as das fileiras superiores estarão frias.
O café não deve esfriar ao entrar em contato com a xícara.
8) Guardar dentro de uma garrafa térmica a água mineral com gás que será servida como acompanhamento. Com o tempo a água vai sofrendo alteração do sabor e perdendo o gás.
9) Utilizar a água que ficou por alguns dia no depósito. O correto é lavá-lo e enchê-lo com água fresca e potável.
10) Frezer
Faça um planejamento para não faltar bebida gelada.
Um erro muito comum é desligar o frezer no final do expediente, para economizar.
Acontece que no dia seguinte se não chegar antes para ligar o freezer, as bebidas estarão quentes.
Isso sem falar na questão da deterioração dos produtos com o "esquenta/esfria; esquenta/esfria".
Estes são os principais, mas, é preciso estar sempre atento para não cometer erros que mesmo parecendo insignificantes possam causar prejuizos espantando a clientela.
Imagine por exemplo a seguinte situação:
Seu cliente possui um apurado senso de paladar e aroma e por este motivo veio até sua cafeteria, certo?
Ai ele senta em uma das cadeiras de uma mesa e enquanto espera pelo café percebe um desagradável cheiro de pano sujo e humido e ao apoiar os braços sente que os mesmos ficaram impregnados por uma fina camada de uma gosma que foi utilizada para "limpar" a mesa!