18 de mai. de 2010

Faça Promoção não farsa promoção

Quando for realizar uma promoção de um produto ou marca, realize uma promoção coerente e verdadeira.
Nunca tenha a "genial ideia" de não entregar o brinde oferecido na promoção o que é conhecido como "Farsa promoção".
Sei de casos onde a empresa, chegou a contratar um ator, alugar imóvel para ele em determinada cidade, só para que no dia do "sorteio" de uma casa, aquele ator pudesse ser o contemplado e receber as chaves da casa "sorteada"!
Também existem casos famosos, onde o ganhador do prêmio, foi aquele que conseguiu responder uma série de perguntas, pela internet, em 1centésimo de segundo (tempo comprovado pelo cronometro do site).
Todas essas atitudes, podiam até funcionar lá no século XIX ou em boa parte do século XX, mas, nos tempos atuais, onde tudo fica registrado e público, é preciso ser muito mais inteligente se for dar algum golpe no internauta.
Das duas uma, ou as empresas param de usar de métodos para não entregarem os prêmios prometidos ou, contratam pessoas mais inteligentes para cuidarem desses procedimentos.


Vamos observar o caso recente da promoção SAMSUNG NAVIBOT:


Navegando por um site de tecnologia, encontro esta publicidade que afirma que clicando na imagem eu GANHO um Navibot sa Samsung!

O link me remete ao site do fabricante...

Na homepage do fabricante, encontro mais uma imagem afirmando que com o clique eu GANHO um Navibot!


Novo clique e nova página, agora a "história" começa a mudar. Não basta ter clicado para ter GANHO o Navibot. É preciso assistir um vídeo e depois responder algumas perguntas e somente aquele que responder corretamente e "mais rapidamente" ganha um Navibot"

 Leio o regulamento, (aliás, o regulamento mais simplório que já vi em toda minha vida, com apenas 15 itens e escrito em letras de tamanho legível em um pdf. Sendo que os regulamentos de promoções normalmente são cheios de artigos com vários "se não")

Como não sou morador de Portugal, não prossigo no concurso já que só podem participar, moradores daquele país, mesmo assim, não posso deixar de questionar tal atitude, ainda mais em um país, onde se leva tudo ao pé da letra.
A Samsung AFIRMA que com o clique no botão o internauta GANHA um NAVIBOT, portanto, ela deve entregar o NAVIBOT ao internaut.
Somente depois dos dois primeiros cliques é que começa a aparecer as informações de que "a coisa" não é bem assim... o que fica claro como, tentativa de ludibriar o internauta.

Moral da história:
A Samsung está feliz porque acha que conseguiu interagir com mais mais um internauta e fazer ele desejar comprar um Navibot.
O Programador do site está feliz, porque acha que criou a página perfeita.
O Pessoal da Samsung que cuida dos custos, está feliz porque acha que a campanha saiu barata.
E o internauta está "puto" da vida por ter sido ludibriado!

Nenhum comentário: