24 de jan. de 2014

Voce foi o ganhador de um Par de ingressos


E o alerta de hoje vai para....

O email que circula por ai com o assunto:

"Parabens Voce foi o ganhador de um Par de ingressos atendimento.promo5885631@loja.fifa.com"

Com este conteúdo:


Copa do Mundo FIFA BRASIL 2014
Parabéns, 

Você foi o ganhador de um par de ingressos para Copa do Mundo FIFA Brasil 2014!

Imprima o seu e-Ticket e dirija-se até o Centro de Ingressos de sua cidade para recebe-lo.

Imprimir Ticket

Confira os endereços dos Centros de Ingressos aqui.

Copa das ConfederaçõesCopa do Mundo - FIFA 2014

Saiba que você não é tão sortudo assim, afinal, até quem não está participando de NENHUMA promoção, não se CANDIDATOU a NENHUM ingresso grátis ou comprado, também recebeu este email.


Por sorte, aparentemente, o vírus ou qual fosse o ataque planejado, está inativo, pois as páginas que os link direcionam estão "fora do ar".
Mas é bom tomar o devido cuidado de não clicar nos links, pois, qualquer hora a página pode estar no ar (ou o link da nova remessa estar atualizado) e assim, você poderá ser levado a:
Hipótese a) preencher um formulário com dados pessoais e ou informações bancárias, com o pretexto que somente assim poderá receber seu "prêmio".
Hipótese b) as vítimas são levadas a acreditar que receberam um e-mail da FIFA Brasil pedindo que o usuário confirme alguns dados para a finalização da compra do ingresso. Após a confirmação, os crackers emitem um boleto no valor correspondente do ingresso, mas o dinheiro não vai para a FIFA, e sim para a conta dos golpistas (caso o internauta efetue o pagamento). (fonte: Canaltech)

Hipótese c) baixar e instalar um vírus, que poderá rastrear o seu computador, danificar os arquivos, tornar seu computador um zumbi de ataque a outro computador maior ou mesmo, ficar monitorando o que você tecla, para colher dados como cartão de crédito, conta bancária, etc.

Considerações:
A entidade de futebol "sorteia" ingressos, mas apenas entre os inscritos em seu site e quando há mais interessados do que entradas disponíveis para uma partida. A instituição avisa por e-mail ou SMS seguindo dados fornecidos pelo próprio comprador. (fonte: Canaltech)
O endereço dos links, no email falso, apontam para  http://servsell.com.br/Abrir.html (que obviamente não é um endereço oficial da FIFA).
O endereço oficial da loja de ingressos da Fifa é http://pt.fifa.com, qualquer outro endereço diferente disso é fria!
Para checar um link (antes de clicar nele) é só parar o mouse sobre o link e observar o link completo que vai aparecer na tela.

OBS.: 
Fique atento, pois, vários outros golpes, spams e vírus, estão rondando por ai, aproveitando a temática da copa do mundo.

Abraços e boa sorte para você,