5 de jan. de 2012

Tipos clássicos de café


Espresso: É preparado através da passagem de água muito quente (mas não fervente) sob alta pressão pelo café moído. Apresentando uma maior consistência que o café coado, uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume e é servido em doses. Por ser servido logo após o preparo, mantém em sua composição, os componentes químicos se perderiam pela oxidação ou perda de temperatura, quando o café é o "de bule".

Café Americano: Originou-se na Europa, decorrente da adição de 50% ou mais de água quente, porém, ficou conhecido como "Café Americano", poís, os norte-americanos tomam muito café, mas o preferem com sabor menos acentuado. (É o famoso café dos filmes, que são vistos sendo servidos em copos grandes ou levados para o trabalho em copos térmicos)

Cafè Latte: Café ao leite: leite vaporizado e espresso, coberto por espuma de leite. No Brasil é conhecido como “pingado”, por possuir uma coloração mais escura (pela maior quantidade de café do que de leite na xícara). Diferente do que o "café com leite brasileiro", que é em geral, mais esbranquiçado (por ser preparado com mais leite do que café, ou com um café mais aguado).

Cappuccino: De origem italiana, é elaborado com leite cremoso sobre o espresso. Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado.

Café Moka (Mochaccino): Em sua versão "popular" é o café elaborado com chocolate, espresso, leite vaporizado e chantilly. É normalmente feito com um terço de expresso e dois terços de leite evaporado, mas, uma porção de chocolate é adicionada em forma de chocolate em pó meio amargo ou ao leite. A receita também pede nata batida (chantilly) pulverizado com canela ou cacau em pó.
Sua origem vem do tipo de grão de café com um sabor achocolatado, originalmente cultivada no Iêmen e de lá exportado por meio do porto de Mocha, no Mar Vermelho. Por este motivo, na Europa, "Café Moka (Mochaccino)" refere-se tanto ao café com chocolate ou simplesmente ao café feito com grãos de mocha.

Macchiato: Espresso “manchado” com leite vaporizado. Na Itália, país de origem, é feito com uma camada de leite cremoso e espresso sendo acrescentado por cima, o leite vaporizado para se identificar que a xícara contém macchiato em vez de espresso.