28 de jul. de 2010

Não brinque com tradições seculares


Tenha muito cuidado quando for usar em seus negócios, algo que já está na cultura de um povo a muitos séculos.
Não deturpe os seus significados, adequando-os exclusivamente aos interessas da sua empresa.


É o que foi feito com os seculares "Biscoitos da sorte" que vinham de "brinde" junto com os pedidos feitos à rede "China in Box".


Tentando pegar carona na onda das promoções via "SMS" e ganhar uma grana extra com isso, a rede decidiu que os tradicionais "biscoitos da sorte" não mais trouxessem dentro deles mensagens de sorte e sim, uma mensagem para que o consumidor, gaste seu "dinheiro" participando de uma promoção!




Imagine a cara dos consumidores, ao terminar a refeição, abrir o biscoito esperando uma das divertidas e misticas mensagens de boa sorte e encontrar dentro dele um código e uma instrução para ele gastar seus créditos de SMS do celular?



O que deveria ser:
   
Uma Breve História do Biscoito da Sorte
A história do biscoito da sorte surpreendentemente inicia-se oitocentos anos atrás com a figura de Genghis Khan, grande guerreiro mongol que ao estender as fronteiras de seu Império por toda Ásia chegou a dominar grande parte da China. Esse domínio fez-se por mais de um século, até quando, mediante o enfraquecimento de seu dominador, o povo chinês iniciou sua luta pela liberdade.
Durante anos batalhas foram travadas. Sentindo próxima a vitória, os chineses elaboraram a estratégia do ataque que finalmente os levaria à reconquista de seu território. Esta foi magnificamente planejada mas ainda restava uma questão: como transmití-la aos inúmeros exércitos espalhados por outros inúmeros fronts sem que esta caísse em domínio dos terríveis mongóis?
Por Dentro da Solução
Havia na época um doce chamado de "bolo da lua" cujo sabor era detestado pelos mongóis. Valendo-se disso, os chineses colocaram os planos dentro desses bolos que foram enviados a todos generais.
Através dessa ação o povo chinês reconquistou sua autonomia, dando início à dinastia Ming (aquela mesmo, famosa por sua porcelana) e, para comemorar tal feito, anualmente os chineses passaram a trocar mensagens de felicitação da mesma forma em que as mensagens secretas foram enviadas, dentro do que pode ser chamado de "bolinhos da vitória".
Fonte: www.hakuna.com.br (Fornecedora dos biscoitos tanto os antigos com frases, como os atuais com a promoção).


Exemplo de frases que deveriam estar nos biscoitos:
  1. O futuro à Deus pertence
  2. Serás próspero se guardares para o futuro
  3. A vida trará coisas boas se tiveres paciência.
  4. O cão não ladra por valentia, mas sim por medo.
  5. Terás boa fortuna se olhares para o futuro com cautela.
  6. Farás boa figura se não aparentares ser mais do que és.
  7. Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades e verás que a paz nasce dentro de você.
  8. Não compense na ira o que lhe falta na razão.
  9. Defeitos e virtudes são apenas dois lados da mesma moeda.
  10. A maior de todas as torres começa no solo.
  11. Não há que ser forte. Há que ser flexível