28 de set. de 2012

Como montar uma cafeteria - Copos



Um erro freqüente e aparentemente insignificante, nasce da falta de cuidado com os copos, xícaras, canecas onde serão servidas as bebidinhas, cafés, drinks e, principalmente, água.

Observo em muitos estabelecimentos, os copos sendo lavados com buchas sujas, com resíduos, sabão de baixa qualidade e erroneamente, enxugados com toalhas surradas.

Qualquer um destes itens citados, irá impregnar o copo com um cheirinho peculiar.

É comum um empreendedor, montar sua cafeteira com todo o cuidado com detalhes, caprichando na aparência do estabelecimento, investindo em belos uniformes para os funcionários e pecando gravemente quando o assunto é copo.

Alguns cometem o absurdo de servir as bebidas em copos errados. Foi o que presenciei, por exemplo em um Quiosque da Brahma, onde o chopp black foi servido em uma tulipa tradicional.

Nem preciso descrever a cara de descontentamento da cliente ao ver a bebida, sem o glamour da espuma.

Também já vi estabelecimentos que servem em copos trincados, o que além de desagradável é perigoso.

Trincas em xícaras e pires não são perigosas, mas causam uma leve sensação de decadência.

Mas, mesmo estes erros não são tão prejudiciais a imagem, quando o cheiro inadequado no copo.

Se um cliente, pede uma bebida especial, seja um drink, um chocolate, um café aromatizado ou uma água que não seja "torneiral" ele espera, imagina, que também o aroma será agradável.

Imagine a cena:

O cliente foi cordialmente recebido com um sorriso. O pedido foi anotado com cuidado. Bebidas servidas, conforme solicitado e, na hora que ele vai beber a "aguinha" mineral, nota algo estranho... Instintivamente fica em estado de alerta, de suspeita.

O café, apesar de ser de uma excelente marca, exala um odor estranho... Não é nítido, não é decifrável, mas, o cliente sente que não está perfeito.

Finalmente, após o café, o cliente pega a garrafa de água mineral com gás que pediu, abre a tampa e despeja o líquido dentro do copo, "limpo" que lhe foi servido. Escapa de encontrar resíduos no copo, marcas de dedos ou batom na borda, mas, ao mergulhar seu nariz dentro do copo, nota o cheiro de pano sujo. É perceptível a reação do cliente. Mesmo que ele tente disfarçar, seu sorriso não é mais o mesmo.

Faça este exercício de observação. Olhe seus clientes, se possível, sem que eles percebam que estão sendo observados, enquanto estão consumindo as bebidas (vale para as comidas, também).

Ou então, perca a vergonha de escolher aleatoriamente um dos copos lavados e guardados e enfiar seu belo nariz para sentir o "bouquet" do copo.


Dica:
"Xícaras com a borda menor deixam o creme mais concentrado, o café com mais aroma e sabor, além de manter a temperatura do líquido na xícara. Outro fato importante é observar o fundo da xícara. Quando o fundo é arredondado, o café vai ficar mais cremoso e mais bonito” - Professora Especialista em café e Barista, Stella Gross.