2 de ago de 2011

Mailing mensagem e imagens incompatíveis



Recebi a imagem acima em uma campanha de mailing de uma "Agência de Comunicação"*.
Clicando no link que acompanha a imagem, navego pelo site e vejo que o foco da empresa são soluções digitais e, embora tenha em seu portifólio, soluções para TV e rádio, não há menção em nenhum momento do site de produção para jornais... mais específicamente, classificados em jornais, já que a imagem utilizada, remete a essa idéia.
Uma loira, com ar de executiva (ou estágiária) tomando seu cafézinho quente (ou levando o café para seu chefe), lendo uma página de classificados de um jornal (procurando um apartamento, para alugar, talvez).

A não ser que o que ela esteja lendo seja uma página policial e a matéria tenha o título:

Empresário mata dono de agência de comunicação, por desgosto e falência!

Não vejo como os serviços oferecidos pela "Agência" possa fazer com que o cliente seja "visto nas primeiras horas do dia" em um jornal!!

Em apenas um mailing, dois erros podem ser observados:

1) A imagem não está em sintônia com a mensagem proposta.

2) A logomarca faz o público pensar que o nome da empresa é outro.
A agência de comunicação, aglutina em sua logomarca dois elementos (logo) e a sigla da empresa, de uma forma que faz as pessoas pensarem que a logo na verdade é uma outra letra da sigla, modificando seu sentido.
Exemplo: Vamos imaginar que o nome da empresa seja "ZONE". Agora imagine que na logomarca, foi acrecentado um Circulo antes do ZONE, usando as mesmas cores, dimensões e estilo das letras da palavra "ZONE".
O resultado visual causaria confusão na interpretação da marca, já que as pessoas imaginarão que a marca é "OZONE"

A grande diferença nasce de pequenos detalhes!

Mesmo um pequeno cliente, um pequeno trabalho, merece a atenção no momento da criação, para que "detalhes" não prejudiquem o produto final.
Em um mundo onde os serviços e produtos são muito semelhantes entre os concorrêntes, pequenas diferenças, os chamados "detalhes", podem ser o elemento decisivo na conquista de um novo cliente.


Obs.: Na imagem, estavam inseridos a logomarca e os dados de contato da empresa, que removi para não tornar este questionamento pessoal.
O intuíto do post é a análise do uso adequado de uma imagem que tenha integração com a mensagem.
As palavras inglesas "ZONE" e "OZONE" foram utilizadas apenas como exemplo, não correspondendo à marca real, em questão.