4 de mar de 2017

Suporte ao cliente de e-mail da OABSP


Uma regra básica para um bom atendimento é capacitar seus colaboradores e orientá-los para que ouçam atentamente ou leiam atentamente as informações que os clientes passam e suas necessidades.

Este caso do Suporte de e-mail da OABSP não é o único. Vejo esse problema da falta de atenção ao que o cliente diz, em inúmeras empresas. Seja nas companhias telefônicas que insistem em seguir o script de soluções, inteirinho, mesmo quando o cliente já informa que o seguiu e já identificou o problema e quer a solução específica e o atendente o ignora, Seja na agência bancária, que o atendente, manda o cliente ficar na fila sem sequer saber qual é a necessidade do cliente. O problema é o mesmo: A total inversão de valores. Onde o cliente deixa de ser a pessoa mais importante na relação.
Acompanhe o hilário caso abaixo:

Necessidade do cliente:
Configurar os aplicativos de leitura de e-mail, no smartphone, no tablet e o aplicativo de leitura no computador windows para funcionarem no modo IMAP ou seja, com sincronismo entre a caixa postal e os aplicativos, de modo a permitir ter o acesso sincronizado dos e-mails, em todos os aplicativos configurados.

Situação atual: 
O e-mail disponibilizado pela OABSP, está configurado no modo POP3, ou seja, quando um aplicativo de e-mail é aberto em um equipamento ele puxa o e-mail da caixa postal, deixando-a vazia, o que impede o sincronismo com outro equipamento.

Primeiro contato: 
Em 26/02/2017 enviei um "sútil" e-mail (talvez esteja ai o meu erro), parabenizando-os pelo serviço de e-mail e "aproveitando" e perguntando se tinham previsão de implantação do modo IMAP na caixa postal.

Assunto: Acesso via IMAP

Prezados,
Parabenizo todos pelo importante e eficiente serviço de disponibilização de e-mails para todos os advogados da OAB/SP.
Aproveito para perguntar se existe alguma previsão de disponibilizar o acesso aos e-mails, via IMAP, para que possamos ter acesso aos e-mails, mesmo quando estamos fora do escritório, em nossos smartphones e tablets?


--
Cordialmente,

Márcio Eiras

Primeira resposta: 
Em 02/03/2017, um gentil funcionário, assinando somente por "Helpdesk", respondeu, com a orientação de como chegar ao DÚVIDAS FREQUENTES.
Prezado, bom dia.

Acesse www.oabsp.org.br > E-MAIL OAB-SP>DÚVIDAS FREQUENTES CLIQUE AQUI.

Nesta pagina contém todas as informações necessárias para configuração .

Helpdesk


Segundo contato:
Eu e minha sutileza!! Devia ter respondido de forma seca algo como: Jorra! Ali no "Dúvidas Frequentes" não tem a solução para o IMAP que ainda nem foi implantado nos servidores de e-mail de vocês! (assim sem respirar na frase toda! Hahahah)
Ao invés disso, fui elegante e educado, dizendo:

Bom dia, Sr. Helpdesk!
Não achei no "Dúvidas frequentes" como configurar o acesso via IMAP, somente via POP.

Cordialmente,

Márcio Eiras
Obs.: Note que eu disse "Não achei NO "Dúvidas frequentes" a solução e não que "Não achei O "Dúvidas frequentes", mas o atendente "está nem ai para o que o cliente escreve".


Segunda resposta:
Em 03/03/2017 (parabéns pelo pronto atendimento), alguém resolveu "Desenhar" a resposta para que o cliente (eu) entendesse a explicação de como chegar ao "DUVIDAS FREQUENTES". (O que não é a solução da questão.)


Pelo menos agora ele assinou "Atenciosamente Helpdesk"
Hahahahah!


Agora estou aqui, escrevendo este post, contando até 10(mil) para saber como desenhar a resposta ao e-mail desenhado do Sr. Helpdesk.
Notem que com um pouco de atenção ao que o cliente deseja, o atendente poderá dar a resposta adequada que no caso poderia até ser: Não temos previsão para implantação do modo IMAP em nossos servidores.
O que o atendente, seja de qual firma for é pré julgar o cliente, considerando que o cliente é um ASNO e ele o Atendente é o SENHOR DA VERDADE, ainda mais, neste caso em que o atendente, nitidamente sequer sabe a diferença entre um servidor IMAP e Servidor POP3.

Você que é coordenador, gestor, orientador de equipe, lembre-se de orientar seus colaboradores para prestarem atenção nas palavras do cliente e de lá, extrair o que o cliente deseja, para saber qual a resposta adequada.


Nota:
Uma conta POP3 é uma conta configurada para baixar os emails para o seu computador. Na maioria das vezes, os emails são deletados do servidor e ficam apenas no seu PC. Uma conta IMAP é uma conta configurada para ler os emails no servidor mesmo, sem necessariamente baixá-los para seu PC. Permitindo a releitura em vários equipamentos.