16 de ago de 2014

Sorocaba 360 anos

Estava aqui, pensando... "Que foto devo escolher para homenagear Sorocaba, neste aniversário de 360 anos?"
Vivi 14 anos em Sorocaba, foram 441.806.400 segundos, a gigantesca maioria deles, segundos bons. Alguns segundos muito, muito especiais.
Uma foto é um registro de fração de segundos, então, qual das fotos que registrei (quem me conhece sabe que fotografo, quase tudo), representaria melhor os anos vividos em Sorocaba?
Abri a pasta de imagens no meu notebook e comecei a olha-las...
Flagrantes nas praças, viagens com amigos, confraternizações, registros de situações engraçadas, lugares, flores, animais, gente andando, rindo, chorando, sozinha e acompanhadas. Fotos de casamento, de lua de mel, de jantares românticos e passeios, tudo com Sorocaba, como pano de fundo.
São fotos com qualidade variadas, desde instantâneos registrados com os primitivos celulares (para não perder o registro único, da fração de momento) até fotos planejadas e com câmera razoável.
Não são "Cartier Bresson", não são "Sebastião Salgado", nem sensuais como "J. R. Duran", o que salva estas fotos é a qualidade, a beleza, o conteúdo da modelo. Esta cidade com inúmeros contrastes, incontáveis cantinhos especiais e tantos lugares comuns.
Levaria horas para olhar todas, relembrando cada momento, o dia passaria e eu não teria publicado uma homenagem, então, decidi por uma "qualquer".
É a imagem da expectativa do nascimento do sol.
O que se vê, ainda é apenas o seu brilho refletido no céu.
Mesmo assim, quem presencia este momento, com toda certeza, se enche de esperança de que o dia, que está nascendo, será bom.
Sorocaba é assim, a soma de 131.490 dias, de esperança e luta, de cada um que viveu e vive nela, para que o dia que nasce, seja um ótimo dia.