26 de set. de 2011

Brahma copaço



Experimentei a Brahma "Copaço"!


Argumento do fabricante
“O principal benefício da ‘Brahma Copaço’ é levar a experiência de beber no copo para a lata. No copo você vê a espuma, sente o cheiro, o gole é maior e mais gostoso. Agora o consumidor vai ter esta experiência completa também na lata”, disse a diretora de marketing de Brahma, Paula Lindenberg. Deu água na boca!



Considerações:
Concordo que estar com o nariz enfiado na abertura da lata, sentindo o aroma, é um ponto positivo!

O argumento do "ver a espuma", é duvidoso, poís, não creio que alguém vá ficar espiando pelo buraco.
A espuma normalmente é observada pela lateral do copo, não por cima. Além disso, a espuma de cerveja Brahma não é consistente como da espuma de um chopp ou de cervejas artesanais e rapidamente a imagem da espuma é substituida pela imagem de estar bebendo "xixi" no pinico.

Se a cervejaria planejou a distribuição desta lata, para uso "doméstico" pode ter algum sucesso, já para uso em festas, eventos ao ar livre, baladas, praias etc., vejo sérias complicações e restrições ao uso.

1) Um dos grandes argumentos, no passado, quando modificaram a forma de abertura das latas era justamente de impedir que a tampa extraida fosse jogada no meio ambiente, pois, causavam graves acidentes. (quem nunca viu alguém cortar o pé ao pisar em uma tampinha de cerveja, na praia ou na areia?). Com a nova tampa "copaço" o ferimento será maior.
E explica uma coisa! Onde vamos jogar a tampa da lata, quando estamos em um lugar evento festivo ou passeando?
A solução vai ser a cervejaria lançar a moda da "pochete" porta tampa de "copaço".



2) Em ambientes agitados, com muito empurra empurra e esbarrões, ou se você está dançando, o uso do "copaço" será tão desconfortável e arriscado quanto beber em um copo.
Probabilidade de tomar um banho de cerveja = 92,8%*



3) É verdade que a possibilidade de o consumidor cortar a boca na borda da abertura está bastante reduzida, graças a um excelente trabalho de desenvolvimento da tampa.
Olhando detalhadamente e passando o dedo na borda da abertura de uma lata de cerveja normal e na borda da "copaço" percebi que levaram muito tempo estudando uma forma de eliminar a "rebarba" que ficava na borda das latasque possuem o mesmo sistema de extração da tampa.
De qualquer modo o risco permanece, nos casos de lábios maiores, uso de lingua dentro do "copaço" (Toda forma de uso deve ser prevista, por mais estranho que pareça.) ou impacto com outra pessoa enquanto estiver com o "copaço" na boca.
Probabilidade de cortar o nariz na rebarba da lata = 77,4%*




4) A própria cervejaria, incluiu no rótulo um alerta quanto ao uso, mas... alguém já viu bebado manusear algo com cuidado?

5) Por fim, um comentário estético. A imagem da lata vermelha sobre o fundo vermelho do rótulo (Verso da lata), ficou estranha.
"Goleada" em seu duplo sentido até que foi uma "sacada" interessante!

Não sei porque, a imagem acima, me faz lembrar deste antigo rótulo de nescau!


Restrições e falhas à parte, um brinde a inovação da Brahma.



Obs.: Pouco tempo atrás a Heineken lançou (para venda somente em selecionadas casas de eventos) a sua nova lata de alumínio em formato de garrafa long neck, que apresenta ainda, outra inovação que é o uso de rótulo que brilha quando exposta à "luz negra".

Confira em nossa matéria: Rótulo neon para cerveja long neck

8 de set. de 2011

Mundo real x Mundo imaginário 6: Café da manhã no McDonalds


Manhã de agosto de 2011

Ainda não era nem 9:00 da manhã quando seguimos para a unidade do Campolim em Sorocaba.
Some os seguintes ingredientes:
1) A expectativa de tomar um delicioso café quentinho acompanhado de um croissant, em boa companhia, lendo uma revista e conversando sobre o programa do dia.
2) Estar indo para o que é considerada a primeira unidade do McDonalds com o conceito de unidades sustentáveis, com Mc Café + Lanchonet+Ronald Gym e tudo o mais para o conforto, conforme a proposta atual da rede.

Confira a matéria da revista Istoé para entender um pouco mais sobre as novas unidades.
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/41600_MCDONALDS+REDESENHA+O+FASTFOOD



Seguindo pela rua ao lado esquerdo, entramos atras do prédio, na área destinada ao estacionamento.
Após descermos do carro, seguimos em direção ao acesso a rampa que nos levará ao patarmar superior onde está a lanchonete.

Começa agora a quebra de expectativa.
Daqui para frente, tudo o que o Mc fez e investiu se tornará pó.
Vejamos:
O acesso a rampa fica na frente da porta do depósito de lixo, que por ser onde o caminhão de entrega de mercadoria e de lixo param, apresenta o piso de blocos, mais afundando.
Neste local fica acumulado a calda da soma da água que um funcionário tenta jogar somente com uma mangueira, para limpar o pátio e os restos que devem ter caido quando algum caminhão estacionou ali para recolher o lixo.
Um "agradável" perfume de chorume emana do local.
Saltamos a poça de agua e iniciamos a subida da rampa.


Por sorte não iremos escorregar na rampa, já que nossos calçados a cada passo grudam no melado do chão.

Atravessamos a passagem dos carros do Drive Thru, caminhamos mais um pouco e entramos na lanchonete.
Seguimos para o balcão normal de lanches, que para quem não conhece é onde servem o café da manhã (até as 11:00h) quando os menus do café da manhã são "virados" para os tradicionais menus de lanches.
Ocupando o espaço de três caixas, estão várias folhas de papel espalhadas sobre o balcão.
Provavelmente, o "gerente" de turno estava fazendo os relatórios e parou na metade, para fazer outra tarefa.
Noto uma certa desorganização no atendimento, já que tendo apenas três pedidos na espera, os clientes estão dispersos, não foram orientados e ficarem "em fila" em um mesmo local...
Nem mesmo as bandejas estão sendo montadas no mesmo local.
Fazemos nosso pedido 2 cafés espressos com croissant (1 acompanhando cada café).

Uma demora (aceitável) para que os pedidos anteriores sejam atendidos e mais alguns minutos até que nossos croissants estejam prontos.
Uma atendente, coloca na bandeja os croissants, os dois copos de café (sem as tampas) e entrega, esperando que tenhamos prestado atenção no atendimento anterior, quando ela informou o outro cliente que os guardanapos, sachês de açucar ou adoçante, colheres plasticas e tampinhas dos copos estão à disposição no balcão, na posição que seria do outro caixa.

Pegamos os apetrechos e seguimos para uma mesa.
Sentamos, colocamos açucar, mexemos os compos e... descobrimos que as tampas não são compatíveis com os copos... sendo elas para o copo grande.

Volto para o balcão e solicito novas tampas, para o tamanho adequado de copo, sigo para a mesa e finalmente começamos a saborear o café da manhã.

Como se já não bastasse todos esses pequenos contratempos, em nenhum momento vi sequer um sorriso cordial dos atendentes!
A sensação que pairava no ar era de que todos estavam nos minutos finais de um exaustivo turno.
(Não sei qual é a escala deles)
De qualquer modo, nada justifica as caras emburradas e o clima de "empurra empurra" que havia entre cada integrante da equipe.

Terminado o café e a conversa, seguimos para a "travessia do chorume" que nos permitirá chegarmos ao estacionamento.

O dia acabou passando rapido, mas, algumas questões ficaram:
1) Não sendo a primeira vez que noto o acumulo de água no inicio da rampa de acesso e o odor de resídios que emana da porta adjacente. Não existe, uma solução técnica para isso? um dreno que possa ser instalado no local ou uso de produtos de limpeza mais eficazes do que somente jatos de água de mangueira?
2) O turno da madrugada encerra para todos os funcionários ao mesmo tempo, por volta das 10:00h da manhã?
3) No meu entender, quando uma equipe está "apagada", desmotivada, a causa é uma falha na gestão do "gerente" ou "supervisor" do turno. Alguém já está atento ao que está ocorrendo nesta unidade?


Se você é um empreendedor e está investindo em publicidade, campanhas e promoções, fique atento a qualidade de seus atendimento!
Lembre-se que de nada adiante mover o cliente de sua casa ou empresa, até seu estabelecimento, para consumir seus produtos, se os serviços agregados estão sendo prestados de forma equivocada.

Seja em uma cafeteria, uma lanchonet, restaurante, ou qualquer outro tipo de estabelecimento comercial... o que move as pessoas até o local, (tenha a certeza) não é apenas o produto em sí.

A continuar pensando assim, não tardará para ver que seus clientes passaram a tomar café em casa... tirados quentinhos nas máquinas de café espresso, domésticas e acompanhados de um pãozinho quentinho que o padeiro, embrulhou com um belo sorriso no rosto, alguns minutos atrás!

4 de set. de 2011

Noni, a fruta que ajuda regular sua pressão


"Noni, a fruta que ajuda regular sua pressão; muito bom para os rins"

Assim começa o e-mail! enviado pelo próprio emitente: "Suco de Noni", na verdade mkt@alvilimp.com

Toda a mecânica deste e-mail é semelhante ao caso já analizado do Diet Fast (publicado em  http://www.semeirasnembeiras.com.br/2011/08/diet-fast.html)

Um clique no link e somos transportados para um site de construção simples e
A mesma ferramenta insegura de compra é oferecida e até a mesma imagem de um cadeado ABERTO é apresentado como prova de segurança.

(lembra que para ter segurança é preciso ter o https no campo do endereço da página e um cadeado fechado no rodapé do navegador.
(é o navegador que comprova a segurança do site, não uma imagem no próprio site)

A checagem também é falha, permitindo a compra com dados "Zerados"


Sendo assim, pergunto:
Quem garante que o material desidratado dentro do pacote que você recebe é Noni?

Além destes fatores de segurança, não compre o fruto pensando nas propriedades milagrosas, via de regra, a única propriedade milagrosa que estes produtos oferecidos pela internet possuem é o de enriquecer rapidamente o vendedor.
Estudos com o Noni estão sendo realizados, mas, as propriedades não foram comprovadas, de forma conclusiva, apresentando em alguns casos, mais efeitos colaterais do que benefícios.


Pesquisando o registro do site encontramos:
Como proprietário do domínio:  Alberto Siqueira Júnior
Endereço: Av Pedro Marcos Bertanha, 210
Cidade: Iracemapolis
Estado cadastrado: MS (o correto é SP)
CEP: 13495000
Fone: 19 3456 1727
E-mail: siqueiraalbertojr@gmail.com
 
Então, se ainda assim estiver tentado a comprar o produto em um site que não é seguro, tente contato com o proprietário, para ver uma forma mais segura de compra, como por exemplo: Sedex a pagar!

Considerações:
O site alega que: "CLINICAMENTE OBSERVAM-SE BENEFÍCIOS NO:
Sistema Sanguíneo, Linfático, Digestivo, Endócrino, Muscular, Cutâneo e Imunológico."
(sobrou alguma coisa no corpo para o qual o suco não sirva?)

Indica também o "MODO DE USAR
80gr faz 1 litro de Suco de Noni com Suco de Uva Integral.
Tomar de 50 a 100 ml todos os dias. "
Uai! Tomar um copo de suco de uva por dia (sem o Noni) "faz" ou "não faz", os mesmos benefícios!!!
E é bem mais barato!

Preço:
Ao contrário do que é o sensato em casos normais, o preço UNITÁRIO para compra de apenas 2 Noni, é sempre menor do que para compra de qualquer outra quantidade!?!?!?!

Caro demais: Em entrevista ao Globo Reporter (matéria de 11/09/2009) ,o empresário Nakoto Aoki, que se tornou especialista em frutas exóticas, informando que o preço desta fruta é caro ficando em torno de R$ 20,00 o Kilo.
Oras, um kilo são 1000gramas.
Qual o motivo, então, para 80gramas, de mistura de Noni com polpa de suco de uva, custar R$ 49,90?
 

Curiosidade:
Enquanto no Brasil, o Noni é vendido como fruta milagrosa (por ser uma fruta quase desconhecida, aqui, e de origem do outro lado do mundo "Asia") na Asia a fruta mais vendida como milagrosa é o Açai (por ser uma fruta quase desconhecida, lá, e de origem do outro lado do mundo "América do Sul")

2 de set. de 2011

Americanas.com - Você foi sorteado!

Esta abordagem começa com um e-mail enviando por um pseudo SAC  "americanas@promocoesnainternet.com.br"
O site promocoesnainternet.com.br, deveria ser apenas um site que informa as promoções existentes na internet e não um site disparador de e-mails do "SAC Americanas"

Tendo como assunto do email a frase: Americanas.com - Você foi sorteado!

E o corpo do e-mail formado por duas imagens .png (reprodução abaixo).








NÃO clique no VALIDAR E-MAIL!!!!!
Neste caso não é um golpe para vender alguma porcaria para você... é um VIRÚS!!!!
Ao clicar no Validar e-mail, inicia-se o processo de download de um arquivo executável "Formulário.scr".

Como não seria seguro, para mim, baixar este arquivo para testar suas funções, vamos informar genéricamente as possibilidades de Infecção!

1) Este executável pode acionar uma página da internet, com um formulário de cadastro, para ser preenchido, com dados pessoais e de cartões de crédito ou para emissão de boletos, alegando que você foi o sortedado!

2) Este executável pode ativar um programa de gravação de todas as teclas digitadas. Gravação que será posteriormente enviada para um e-mail pré-determinado, onde o hacker poderá identificar dados importantes, como números de conta corrente, cartões de crédito e suas respectivas senhas.

3) Este executável pode tornar seu computador um "Zumbi" que será utilizado junto com outros milhares, para atacar simultãneamente um servidor importante, com o objetivo de derrubar o sistema de segurança dele. (Via de regra, os ataques a sites famosos, como bancos, canais de tv e orgãos de governos são efetuados usando Zumbis para derrubar a segurança.

Considerações finais:
a) As imagens que formam o corpo do e-mail estão hospedadas em um domínio www.loja-americanas.net, que ao ser digitado no navegador, conduz o usuário para o site legítimo da Americanas.com, como forma de comprovar sua legítimidade. Porém isto não garante nada! (Nem a concordância correta que é "Lojas Americanas"
Este domínio www.loja-americanas.net está registrado no exterior em nome de Elias junior que como endereço, informa apenas, uma caixa postal de número 61359 em Sunnyvale, Califórnia. (estes dados podem ser falsos)

b) A Americanas.com, está saindo de uma fase super complicada, decorrente de atrasos nos serviços de entrega do grupo, erros nos envios e consequentemente multa imposta pela justiça.
Chegou até a ser probibida de efetuar novas vendas nos meses iniciais deste ano (até que regularizasse suas entregas).
Acha que com o lucro reduzido a empresa ia escolher você para te dar uma TV de 42", só por causa da cor dos seus olhos?


c) Este e-mail está catalogado com o ID 3716 em 18/05/2010, pela RNP como Fraude.
Confira: http://www.rnp.br/cais/fraudes.php?tag_extend=1&tag=81


d) Para segurança moderna, valem conceitos antigos:
Antes de clicar nos links e botões das mensagens (equivalente à, destrancar a porta e deixar o estranho entrar), verifique em uma busca na internet se outras pessoas já comentaram sobre a "promoção" ou o "prêmio", use como referência sites confiáveis, pois, para dar veracidade alguns sites "falsos" com comentários positivos são criados.
Se o prêmio for verdadeiro você não o perderá por gastar alguns minutos pesquisando.