18 de ago de 2010

Comportamentos Inadequados

Nos locais de trabalho, junto ou não do cliente, evite:
1. Fumar, comer, mascar chicletes. Exceção: quando você acompanhar o cliente num cafezinho.
2. Apresentar postura e expressões que denotem cansaço, mau humor, irritação etc.
3. Gritar ao telefone e bater com força para desligá lo.
4. Discutir e brincar com os colegas diante de clientes.
5. Interromper a um colega quando ele está atendendo a um cliente.
6. Centralizar sua atenção fora do cliente, quando você o está atendendo.
7. Usar gírias e trata lo com muda familiaridade.
8. Fornecer informação insegura.
Eu acho que...
Deve ser...
Parece que...
9. Criticar colegas e empresas diante do cliente:
"Eles sempre fazem tudo errado".
'Eles deveriam ter dado a informação..."
10. Utilizar códigos, siglas ou expressões específicas que não sejam do conhecimento do cliente. Ex.: CCD, CDC, CPP, TROC, CDI, etc.
11. Negar, informações dizendo:
Não é comigo ¬ Não é do meu setor... Isso mudou, agora não sei como está.
Se não é com você ou não sabe, procure saber para encaminhar o cliente ou confirme a informação antes de passar:
- vou encaminhá lo ao setor competente...
- um minuto, vou confirmar para o senhor...