12 de abr. de 2010

Sobrenome Eiras


Na Europa Medieval, antes que um sistema estruturado de sobrenomes fosse estabelecido, era prática comum o usa de um segundo nome, a qual servia coma meio de distinguir pessoas que possuíam o mesmo nome de batismo. O sobrenome português Eiras pertence à categoria de nomes que possuem origem habitacional. Este termo se refere aos sobrenomes das quais a origem se encontra no lugar de residência do portador original. Nomes habitacionais nos dizem de onde foi saído o progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar identificado par uma característica topográfica. No que diz respeito ao sobrenome Eiras, este é derivada de diversas lugares de nome Eiras e Eiros em Portugal e Espanha. Variantes do sobrenome Eiras incluem Eiros, , Eiroz, Eiro e Eiró. Uma das mais antigas referências a este nome ou a uma variante é o registro de Domingos Luiz Eiras , filha de João Eiras e Catherina Luiz, nascida em Funchal, Portugal, no dia 25 de dezembro de 1570.

Pesquisas continuam, e este nome pode ter sido documentada muita antes da data mencionada acima. Um Portador notável do sobrenome Eiras ou uma variante foi, entre outras: Paulo Eiró (1838-1871), poeta brasileiro. Outra referencia a este sobrenome é a registra de Rosa Vicenta Garcia Eiras, filha de Juan Garcia e Angela de Eiras, batizada em Lugo, Espanha, na dia 5 de setembro de 1761. No Brasil lemos a registra de Antonio de Eiro, filho de Miguel de Eiro e Ignéz de Pontes Furtado, batizada em Santo Amaro, São Paulo, na dia 15 de janeiro de 1708. As armas descritas abaixo foram concedidas à família Eiras pelas autoridades apropriadas.

BRASÃO DE ARMAS: De ouro, um cisne, de cor, entre juncos e espadanas de verde, às margens de um lago, de prata, sombreada de azul, com dois peixes (tainha) contrapassando, um sobre o outro, de vermelho. Em chefe, uma estrela de azul
TIMBRE: Três plumas de Avestruz
ORIGEM: Portugal

Fonte: Yahoo! Respostas  (doutor_anderson)

Nenhum comentário: