23 de out. de 2009

Krakatoa


Estive visitando alguns bares de Araraquara, fazendo análises e degustando cervejas.
Fui convidado a conhecer o "Mais sofisticado bar de Araraquara" o Krakatoa.
O atendimento em resumo, foi desastroso.
Pedimos uma cerveja premium e ele nos serviu como se fosse uma "cerveja de bêbado", ou seja, como se fosse uma marca qualquer.
Quando a garrafa já estava vazia, ele pegou no gargalo dela, levantou um pouco e perguntou: - Querem outra Skol?
Pedimos o cardápio para escolher outra cerveja premium e... recebemos um recebemos um pedaço de papel, úmido e roído.


Claro que o garçom não fazia a menor ideia do que era uma degustação de cervejas, portanto, a cada nova cerveja que ele trazia, tentava servir no mesmo copo da cerveja anterior.
Pedimos para que os copos fossem substituídos, o que o garçom fez a contra gosto por duas vezes e na terceira já alegou que não tinha mais copos disponíveis oferecendo taças de vinho para nossa degustação.
Na quarta vez, lavei minha taça com água mineral, depositando o líquido do enxague na tina de gelo.
Quando decidimos tomar uma cerveja "normal" optamos pela Antartica que tinha um enorme poster na parede.
A resposta do garçom foi de que não tinham cerveja Antartica.
Depois destas e de outras falhas, pedimos finalmente a conta.
Quando a conta chegou, pedimos para o garçom dividir o valor da conta, pelo número de integrantes da mesa... e ele entrou em pânico!
Será que ele pensou que quando falamos "Divida essa conta por 4!" ele entendeu que pedimos para parcelar em 4 pagamentos mensais?
A "cara" que ele fez foi incrível, dava vontade de por ele sentado no chão e ficar brincando de "cute, cute, cute, bilu, bilu, bilu!" Até passar o pânico dele.

Agora eu pergunto: A culpa do péssimo atendimento é de quem?
Do garçom somente, ou também e principalmente do proprietário, que não deve nem ter treinado seus funcionários e apresentado os produtos da casa?

Enquanto tudo isso acontecia, o jovem proprietário estava com os cotovelos apoiado do lado de fora do balcão, chacoalhando e olhando uma garrafa de Whisk Red Label, contra a luz!


ATENÇÃO: Observe que este é um relato realizado em Outubro de 2009.

20 comentários:

Anônimo disse...

Márcio, eu conheço o Krakatoa....
Quem é o proprietário ao qual vc se referiu? Só pro curiosidade mesmo.

E sobre todos os seus comentários, é muito complicado. As vezes seu atendimento foi um caso isolado. Talvez não.

Aguardo uma resposta.

Márcio Eiras disse...

Olá Anônimo!
Para exigir resposta, seria melhor ter se identificado.
Em todo caso, me refiro ao único Krakatoa de Araraquara, SP. E não preciso saber o nome do proprietário, para dizer se um atendimento foi péssimo ou não!
Quanto à questão do "atendimento foi um caso isolado", espero que não seja, pois, significaria que atendem com qualidades alguns e de forma despreparada à outros.

Moacyr disse...

Boa tarde, hoje dia 21/06/10 li seu comentário, acho ele válido e como um "critico" o bom senso reza que ele deveria tb ser direcionado à gerência da casa, para que os erros grosseiros naquele dia cometidos fossem corrigidos.
O julgamento precipitado não deve ser verdadeiro, pois quase um ano depois o Krakatoa fidelizou seus clientes, conquistou prêmios de qualidade, e a cada dia consegue aumentar seu público.
Quanto ao jovem proprietário, meu nome é Moacyr Dalla Dea Netto, desculpe se por alguns minutos fiquei olhando uma garrafa de Red debruçado no balcão, mas tenho convicção que isso não se prolongou por toda noite.
Gostaria de convidá-lo para uma nova visita, para quem sabe sua impressão mudar, e para que possamos melhorar a cada dia, pois é com vontade de melhorar que trabalhamos todos os dias.

Atenciosamente,

Moacyr Dalla Dea Netto

Márcio Eiras disse...

Olá Moacyr!

Agradeço que tenha vindo ao blog deixar seu comentário.
Parabenizo você pelo interesse constante em melhorar a qualidade do atendimento.
Entretanto discordo, quando diz que é "julgamento precipitado".
Julgamento precipitado teria se eu nem entrasse na casa e atirasse pedras a esmo!
O post foi um relato de minha experiência de atendimento na casa.
Claro que meu desejo é que os clientes não tenham problemas com atendimento sim, os melhores momentos, quando frequentam um estabelecimento comercial.

Moacyr disse...

Boa noite...agradeço pela atenção dispensada.
Gostaria apenas de ressaltar que no meu ponto de vista um caso isolado em um restaurante com 65 mesas onde passam cerca de mil pessoas por semana, não é determinante para um julgamento.
Mas respeito sua opinião, e agradeço seu relato pois é mais um motivo para continuar trabalhando duro e melhorar a cada dia.

Atenciosamente,

Moacyr.

Márcio Eiras disse...

Héhé! Não é um julgamento!
É um relato do atendimento que tive em 10/2009.
Qualquer leitor sabe que um garçon despreparado não vai cometer erros em apenas um atendimento.
Uma vez que você mesmo relatou que estão "trabalhando duro para melhorar a cada dia", não tenho dúvidas que atendimento melhorou.

joão disse...

ola Richard ...
bom como vc colocou em debate esse assunto, gostaria de saber qual a sua profição
se é q faz alguma coisa da vida, ou simplesmente anda por ai gastando o dinheiro do papai e regurgitando besteiras como essa que postou;
tendo em vista que em um restaurante, bar , lanchote, ou coisa do tipo trablha-se com pessoas
e as atende tbm , fica muito facil "errar" porem "errar" e "despreparo" são palavras relativas pois como relatou o"moacyr" passam por semana mais de mil pessoas pelo seu estabelecimento, ficando assim praticamente impossivel agardar a todos.
na verdade acredito q araraquara não esta preparada para receber um cliente tão ilustre e sofisticado como vc
abraçosss!!!

joão disse...

"profissão"

Márcio Eiras disse...

Olá João!
Sinto desapontá-lo mas não saio por ai gastando o dinheiro do papai.
No meu perfil está a resposta para a sua pergunta sobre minha profissão.
Quanto a questão em si, trata-se de um post publicado em 23/10/2009, sobre a qualidade do atendimento naquela data. O Moacyr já informou que o atendimento melhorou e eu não tenho motivos para não acreditar nele.
Só me resta lamentar que você afirme que a cidade de Araraquara não esteja preparada para dar um bom atendimento, pois, discordo de sua opinião.

Lilian disse...

adoro o restaurante krakatoa, afinal acho o melhor de araraquara em atendimento, qualidade, comforto, nao concordo com as coisas q vc escreveu Richarde....

Márcio Eiras disse...

Obrigado pelo seu comentário, Lilian.
Que bom que não concorda com o meu comentário!

Anônimo disse...

Cada dia fica pior!tentem ir num dia de chuva,ao subir as escadas tome cuidado pra não ser tragado pela enxurrada que desce ,hhah,o Moacyr continua a se preocupar somente com os Balas e Absoluts da vida e nem se preocupa em dar uma manutenção que seria alem de nescessaria seria por segurança dos cliente,o sócio do estabelecimento,Dr.Zé Paulo Luz Lima somene se preocupa com a menininhas que por la aparecem,uma pena ver tal empreendimento afundar em meio a tantos desatinos.
Aline

Márcio Eiras disse...

Obrigado Aline, por deixar seu depoimento pessoal.
Pena que eu estava quase sendo convencido que o atendimento tinha melhorado...

Anônimo disse...

..pior que o que a line dise é verdade!o bar que era lindo esta um verdadeiro lixo!!os banheirs cheiram mal sem dizer o rombo que existe no wc feminino a impressão que tenho é que a cosa ali nufragou e ninguem ainda teve coragem de comunicar o breve fechamento

Lurdes

Anônimo disse...

...O dono Moacyr ja foi visto as 5 da manhã tirando caixas e mais caixas de bebidas importadas de la,é de fato é o fim do vulcão,bom,como qualquer vulcão que se preze um dia ele explode

Anônimo disse...

o que mais e arrepiou na ultima vez que estive por la foi a frequencia do ambiente,drogados,gentede baixo nivel e uma mes chia de prostitutas...ha!!!o Moacyr sentado numa dels bebendo,hahhahah,coitado dos frequentadores de bem

Claudião

Anônimo disse...

affff,e o sambão dos domingos?alguem ja passou pra ver?é o caneco 90 de Araraquara

prof. Lais

Márcio Eiras disse...

Lurdes, Anônimo, Claudião e prof. Lais, bem vindos ao blog!
Ô Loco! Assim vão acabar me assustando!

Anônimo disse...

o krakatoa esta encerrando as atividades e nem os funcionarios estão recebendo mais............af

Márcio Eiras disse...

Anônimo,

Tenho informações, divergentes da sua!

Abraços